Você está se preparando para uma entrevista de emprego? Não se preocupe! Use nossas dicas e truques para mostrar à empresa o seu melhor. Não se esqueça, para entrar no mundo dos negócios internacionais, você certamente vai precisar de um bom nível de inglês. Verifique nossos cursos de inglês para trabalho se você quiser estudar inglês no exterior e melhorar seu nível do idioma antes de mergulhar neste campo promissor.
1. Esteja preparado
Certifique-se de que você sabe o que a empresa faz antes de entrar na sala da entrevista. Cheque o website e páginas de redes sociais para se informar sobre o negócio, mas procure também por coisas nas quais você pode ajudá-los a melhorar. Se você sabe o nome do entrevistador, visite seu perfil no LinkedIn e em mídias sociais para ver qual a posição dele na empresa e aprender mais sobre quem ele é e o que ele faz.
Imprima também cópias adicionais de seu currículo para levar na entrevista.
2. Vista-se profissionalmente
Uma regra de ouro é vestir-se para a posição acima daquela para a qual você está sendo entrevistado. Se você não tiver certeza sobre o que vestir, camisa e calça sociais, com ou sem gravata, são uma escolha segura. Mulheres podem optar por uma blusa bonita e calça ou saia sociais, lembrando sempre de manter a maquiagem natural e evitar perfumes fortes.
Lembre-se de vestir algo em que se sinta confortável, assim você não ficará distraído com nada durante a sua entrevista. Quanto mais confortável e relaxado você estiver, melhor será seu desempenho.
3. Deixe uma boa primeira impressão
Planeje-se para chegar cedo, mas não muito cedo. Tente chegar 10 a 15 minutos antes da sua entrevista e revise as informações que você encontrou. Trate a todos com cortesia, incluindo secretárias e equipe de limpeza.
Ao cumprimentar seu entrevistador, levante-se para apertar sua mão. Use um aperto de mãos firme, mas não use muita força para não machucar a mão dele. Na sala da entrevista, coloque seus pertences no chão ao seu lado, oferecendo cópias adicionais do seu currículo para o(s) entrevistador(es).
4. Respondendo perguntas
Não dê respostas curtas e vagas para as perguntas do entrevistador. Esta é a sua hora de demonstrar suas habilidades e competências únicas, que fariam de você a melhor pessoa para este trabalho. Podem ser habilidades com idiomas, softwares, e qualquer outra coisa a mais que permitiria a você realizar este trabalho de maneira satisfatória.
Se você percebeu algum ponto em que a empresa poderia melhorar quando fez a sua pesquisa, e sabe que você seria capaz e gostaria de ajudá-los a melhorar essas áreas, faça uma menção sobre elas também. Evite ser crítico ou condescendente, ao invés disso diga algo como, “eu percebi que sua empresa não tem uma presença muito forte na América Latina, mas vai muito bem na Europa. Eu adoraria ajudá-lo a atingir o mercado latino-americano, especialmente com a minha experiência trabalhando no Brasil e meus conhecimentos em português e espanhol”.
Se for questionado sobre suas fraquezas, mencione uma área que você gostaria de melhorar e como este trabalho vai permitir que você melhore suas habilidades nesta área. Por exemplo, você poderia dizer, “eu não tenho muita experiência em um ambiente internacional, mas penso que, com minhas habilidades de idiomas e conhecimento cultural, esta companhia seria o melhor lugar para aprender”.
5. Faça perguntas
Lembre-se de que uma entrevista de emprego vai em dois sentidos, você deve ter algumas perguntas preparadas que vão ajudar você a decidir se este é um lugar em que você gostaria de trabalhar. Não faça perguntas sobre salário ou benefícios. Boas perguntas gerais incluem:
“Como é um dia típico de trabalho?” ou “Como é a cultura do escritório?”
Ambas as perguntas podem dar a você uma ideia do tipo de ambiente no qual você estará trabalhando.
“O que é considerado sucesso nesta posição?”
Essa pergunta vai dar a você uma boa ideia do que exatamente eles estão buscando e mostra a eles que você quer ter sucesso, caso consiga o trabalho.
“Existe algum ponto no meu currículo sobre o qual você gostaria que eu falasse mais?”
Isso vai lembrá-los do motivo pelo qual eles quiseram falar com você, e dá uma nova oportunidade de explicar mais sobre suas competências.
6. Após a entrevista
Alguns dias após a entrevista, envie para as pessoas presentes um e-mail, agradecendo pela oportunidade da entrevista. Cheque nossas dicas de como escrever um e-mail formal, caso precise de ajuda.
Independentemente do resultado da sua entrevista, seja agradável. Se você conseguir o emprego, parabéns!
[hs_action id=”118″]