Aprender uma nova língua também significa aprender gírias e expressões típicas do idioma. Além de aprender as regras gramaticais e a pronúncia durante as aulas, um intercâmbio no exterior te coloca em contato com a língua como ela é usada diariamente pelos nativos.
Que tal fazer cursos de inglês em Sydney, na Austrália, e aprender algumas dessas curiosas expressões que só quem é australiano nato entende? Acompanhe até o final nosso post e conheça de antemão algumas delas.
1 – Estude inglês em Sydney e aprenda com os Aussies
Uma das melhores maneiras de fazer amigos e se inserir socialmente no destino escolhido para um intercâmbio é conhecer a cultura e as expressões locais.
Como sabemos, o inglês é falado em diversos países, mas cada um tem sotaques e expressões típicas, o que atribui à língua uma riqueza ímpar.
Na Austrália, por exemplo, o sotaque é parecido com o inglês britânico, mas um pouco mais, digamos, “carregado”.
Então, se você deseja estudar em Sydney, certamente vai fazer amizade com muitos Aussies, termo que eles usam informalmente para se referir aos compatriotas, e aprender no dia a dia o jeitinho australiano de falar inglês.
2 – Faça um intercâmbio em Sydney e aprenda o autêntico strayan English
Uma das peculiaridades do inglês australiano é que os Aussies adoram encurtar as palavras o máximo que puderem. Logo, para compreender o inglês do cotidiano, é preciso conhecer algumas dessas curiosas abreviações. Então confira algumas delas:
- Cuppa: Se você quiser convidar um amigo para uma xícara de chá em Sydney, você não dirá “would you like a cup of tea?”. Isso soaria muito formal aos australianos! No inglês deles, ou no “strayan English”, você simplesmente dirá: “Would ya like a cuppa?”
- Macca’s e arvo: Em Sydney, se você for fazer um lanchinho no McDonald’s à tardinha, depois da aula de inglês, você dirá “This arvo, I’m gonna eat something at Macca’s.”. Aparentemente, a pronúncia de 3 sílabas é algo que os Aussies evitam ao máximo!
- Choccy biccy: Se depois de fazer seu lanche no Macca’s você ficar com vontade de comer um biscoito de chocolate, basta pedir ao atendente um choccy biccy (chocolate biscuit) para matar a vontade!
- Footy, telly e defo: Definitivamente, o “futebol” dos australianos é o rugby e eles amam esse esporte, inclusive se puderem apenas acompanhar os jogos pela televisão. Portanto não estranhe se algum morador de Sydney te chamar “to watch footy on telly”. Como resposta, você pode abreviar o termo definitely à moda australiana e dizer: “Defo, lets do this!”.
3 – Pratique o idioma com blokes e sheilas e torne-se proficiente no inglês australiano
Como já dissemos, a proficiência no inglês não se restringe apenas ao domínio de normas gramaticais e ao uso formal da língua. Você se torna proficiente quando entende e consegue empregar expressões comuns do dia a dia ou gírias de maneira natural.
Por exemplo, na Austrália, é comum o uso dos termos blokes e sheilas para se referir a homens e mulheres, respectivamente. Seus amigos são seus mates. Café da manhã é brekky.
Outra curiosa expressão usada para dizer que tudo vai ficar bem é “she’ll be apples”.
E se você estudar inglês em Sydney e curtir muito algo que alguém tenha feito, é só dizer: “Mate, good on ya!”.
Como o clima no país costuma ser quente, você provavelmente vai usar thongs, mas, atenção, apesar dessa palavra normalmente significar “tanga” em outros países de língua inglesa, na Austrália significa “chinelo de dedo”.
Ah, e se durante seu intercâmbio você conhecer uma pessoa especial, certifique-se de que o beijo será um verdadeiro pash, ou seja, um beijo apaixonado!
Gostou dessas curiosas expressões e pretende fazer cursos de inglês em Sydney? Então confira no nosso site as opções disponíveis nesse destino e viva uma experiência incrível na Austrália!