Apesar de ser o idioma mais falado no mundo, cada cidade ou país tem um jeitinho próprio de falar inglês. Essas diferenças podem ser regionais, de sotaque, gírias ou expressões e é exatamente essa diversidade que mantém a língua viva, em movimento.
Se você estudar em uma escola de inglês em Nova York, por exemplo, aprenderá, além das normas gramaticais e da pronúncia correta das palavras, a maneira novaiorquina ou americana de se expressar.
Cada cidade imprime no idioma suas marcas e conhecer essa diversidade faz parte do processo de se tornar fluente na Língua.
Acompanhe nosso post até o final e confira 5 dessas expressões bastante comuns entre os americanos e que, certamente, você ouvirá com muita frequência em Nova York.
1 – Em Nova York, esqueça a formalidade do “how do you do?” que você aprendeu nas aulas de inglês
É isso mesmo! Apesar de ser uma das lições clássicas e básicas que aprendemos quando estamos estudando os “greetings” em inglês, no dia a dia a coisa muda de figura.
Em Nova York, por exemplo, você dificilmente ouvirá essa expressão. Isso porque os americanos deixam o tom formal de lado ao encontrar com amigos ou conhecidos e, para cumprimentá-los, soltam um “What’s up?”
Não raro você também ouvirá como variações um “wassup” ou apenas um “‘sup” ao encontrar com alguém. Por isso, é bom ir se familiarizando com expressões como essa para parecer “cool” com seus “dudes”.
2 – E por falar em “dude”, essa é outra palavra curiosa bastante usada pelos americanos
Senta que lá vem história! Para explicar o significado dessa gíria americana, vamos voltar um pouquinho no tempo, lá pelos anos finais do século 19. Naquela época, “dude” era usado para se referir aos “city boys”, meninos da cidade que passavam férias nos ranchos ao oeste dos Estados Unidos e eram, digamos, muito bem vestidos para a ocasião.
Tanto que o verbo “to up” significa vestir-se bem.
No entanto, o termo “dude” hoje em dia é sinônimo de “homem”, mais precisamente algo como o nosso “cara”, já que é uma referência bastante informal e muito comum entre amigos.
3 – Estudar inglês em Nova York pode ser “awesome”
Não há nada melhor para aprender o inglês falado no dia a dia do que fazer um intercâmbio no exterior. É na imersão cultural que você assimila o significado de expressões coloquiais e aprende a usá-las em conversas informais com seus colegas e amigos.
Por isso, fazer um curso de inglês em Nova York é uma ótima opção para aprender o “jeitinho americano de falar inglês”. Durante a sua estadia, uma das exclamações que certamente você ouvirá com bastante frequência é “awesome”.
Você ouvirá esse termo quando alguém curtir uma música, achar um filme legal, quando a comida for deliciosa, quando você contar uma novidade boa… Enfim, “awesome” sempre será usado pelos americanos quando algo for considerado ótimo, legal. Portanto, Nova York é “awesome” para estudar inglês!
4 – “Shut up!” vai muito além do sentido literal e é uma expressão muito comum nos Estados Unidos
Você com certeza já ouviu essa exclamação em filmes, séries ou programas de TV. A tradução literal de “shut up” pode parecer até meio grosseira, já que significa “cale a boca”, mas em situações informais é comum os americanos usarem essa expressão quando se surpreendem com um fato ou uma informação inusitada, dificil de acreditar.
Então, se você ouvir essa expressão em um diálogo entre amigos em Nova York, não se preocupe, na maioria das vezes significa apenas que alguém está muito surpreso com algo que acabou de ouvir.
5 – Você vai aprender inglês “for real” em Nova York
“For real” é outra expressão muito comum quando um americano quer enfatizar que algo, de fato, é verdadeiro. Em diálogos, você também vai ouvir essa expressão em forma de pergunta. Por exemplo, se você contar alguma novidade muito boa, é possível que seu interlocutor solte um “for real?” para se certificar de que aquilo que você está contando é realmente verdade.
Curtiu essas curiosas expressões e quer aprender a falar inglês do jeitinho americano? Então conheça nossa escola de inglês em Nova York e venha estudar com a EC English.